1 + 1 = 2? (ARTIGO FEITO PELO LEITOR MARCOS)

15-07-2010 19:12

Será que realmente 1 + 1 = 2
Parece o maior contra-senso questionar isso, é conhecimento mais lógico e básica que existe, até as criancinhas sabem disso; mas será que é isso mesmo, ou isso é uma mera aproximação, fruto apenas da capacidade humana para inventar ferramentas que ele precisa. Até que ponto a matemática é exata.
Vamos testar então:
1) Tomamos 1 laranja e juntamos mais uma laranja, total = 2 laranjas
Mas, existem 2 laranjas exatamente iguais?
Aquilo que denominamos como uma laranja é um elemento único no universo, não existe nada igual em nenhum outro lugar; ao juntarmos outra laranja teremos 2 elementos diferentes; para efeitos práticos consideramos todas as laranjas com se fossem exatamente iguais porque supre a nossa necessidade. Sem aproximações eu só poderia considerar o resultado de qualquer conjunto formado por dois elementos como sendo 2, se eles fossem exatamente iguais, coisa impossível de acontecer.

2) tomamos 1 laranja e uma maçã, o resultado do conjunto formado por eles pode ser abstratamente denominado como sendo 2 frutas, atende a nossa necessidade, mas são elementos completamente diferentes entre si.
Maçã é diferente de laranja.

Abstratamente podemos imaginar 1 (objeto) e somarmos mais 1(objeto) e no total teremos 2 (objetos), mas isso é puramente um exercício mental, uma invenção do cérebro humano , não pode ser executado na pratica sem o artifício da aproximação.
Ou seja : uma coisa , mais outra coisas similar (ligeiramente diferente) resulta quase 2 coisas iguais.
1 + quase 1 = quase 2

Abraços....