Dimensões Espaciais ( Parte 3 - Além das dimensões conhecidas )

12-08-2008 14:02

Você está ansioso. Necessita saber como se pode haver dimensões além das conhecidas. Finalmente você chega na casa de Edward e logo pergunta se existem dimensões além das conhecidas. A resposta é imediata: Sim. Edward lhe explica que com o avanço da teoria dass cordas, a comunidade física já aceita a existência de 11 dimensões espaço-temporais. Você questiona : "Como!?". Edward logo lhe responde. E eu peço que você, leitor, preste muitíssima atenção nas palavras que se seguem. A teoria das cordas só "funciona" se existirem 10 ou 11 dimensões. O por que dessa afirmação não é importante para nós, mas basicamente existe um elemento na natureza, o spin ( referente às rotações das partículas), que apenas se adapta à teoria e a realidade se as dimensões existentes forem num notal de 10 ou 11.

Mas, por que nós não percebemos essas dimensões extras?

Essas dimensões extras, que acabaram por ser denominadas formas geométricas de Calabi-Yau são minúsculas. São tão pequenas que afetam apenas indiretamente a nossa realidade. Para explicar a última afirmação, imagine uma mangueira com uma pressão enorme. Ela balançará de um lado para o outro sem parar e descontrolaadamente. Agora imagine essa mesma mangueira em um quarto muito pequeno. Apesar da mangueira continuar a balançar frenéticamente, as paredes e o teto do quarto vão limitar o espaço em que a mangueira pode balançar. Agora vamos fazer uma pequena comparação. Imagine que, na verdade, a manguera é uma corda ( as cordas vibram freneticamente ). Se essa corda vibrase em um espaço muito amplo, com certeza as partículas-onda que vemos hoje ( prótons, elétrons, nêutrons, ... ) teriam um certo tipo de propriedade, vamos dizer que teriam as propriedades x. Mas, se esta corda vibrasse em um espaço apertado (as dimensões de Calabi-Yau), com certeza as propriedades dasn partículas que moldam o universo conhecido seriam outras, vamos dizer que sejam as propriedades y. Por meio de cálculos, os físicos puderam constatar que as partículas-onda que constituem o nosso universo são exatamente as propriedades y!!! Ou seja, um ótimo argumento para as dimensões extras e para a teoria das cordas!

Forma teórica de uma forma geométrica Calabi-Yau, retirada do site: http: //www.clunkyrobot.com/images/Calabi-Yau_art.jpg