O TEMPO É RELATIVO

21-09-2008 09:21

Esse artigo requer que antes que você, leitor, o analize, esqueça todas as noções de espaço e tempo absoluto. Ou seja, abandone aquela idéia de "Que horas são?" e você responde " São 9:25". Eu peço que você simplesmente pegue essa idéia, amasse, jogue fora e toque fogo.

O TEMPO É RELATIVO. O que essa frase significa? Significa que não existe um tempo absoluto para todo e qualquer referencial. O maluco que criou essa tese se chamava Albert. Albert Einstein.

Para analizarmos essa questão, primeiramente adotaremos apenas referenciais que se movam retiliniamente com uma velocidade uniforme. Para explicar a relatividade, se faz necessário o so de imagens. Agora preste bem ATENÇÃO e não pisque.

Vamos imaginar dois personagens fictícios, João e Maria. Enquanto João está na estação de trem, "parado", Maria está em "movimento" no trem, o qual está muito rápido, digamos 85 por cento da velocidade da luz. Ambos, Maria e João possuem relógios bem diferentes, os quais consistem em dois espelhos, um sobre o outro e quando a luz sai do espelho de baixo, bate no de cima e volta para baixo, 1 segundo se passa. ( OBSERVAR A FIGURA 1, ONDE MARIA ESTÁ SENTADA E SEU RELÓGIO FUNCIONANDO)

Para Maria, toda vez que o a luz faz um trajeto completo, passa-se um segundo. Mas quando ela passa na frente de João com uma velocidade tão alta, ele observa que a luz demora,digamos, 3 segundos para subir e descer, devido ao movimento de Maria. ( Ver a figura 2 ( a que está separada do primeiro vagão) onde devido ao rápido movimento do trem, ela acompanha o movimento do trem, levando-a a percorrer um caminho maior). Ou seja, para João o tempo de Maria passa mais lentamente, pois três segundos para Maria equivale a um segundo para João. O tempo é relativo.

Figura retirada de: https://www.deducoeslogicas.com/figuras/relatividade_clip_image004.jpg