Vida fora do planeta terra

20-01-2011 10:34

Há algum tempo, falar de vida fora da terra era considerada uma característica de loucos. Hoje, o assunto tornou-se rotineiro e milhões de leigos e especialistas dão suas opiniões acerca do assunto. Mas afinal, existe ou não existe vida fora da terra?

A resposta para essa pergunta já é praticamente unânime: SIM

Sim, a vida fora da terra provavelmente existe. É difícil crermos que entre bilhões de estrelas e inúmeros planetas o nosso foi o único agraciado em possuir vida. É difícil pensar que na imensa vastidão do universo não exista pelo menos um cantinho, ou vários, em que seres viventes possam existir e se reproduzir.

A questão atual não é mais se existe vida fora da Terra e sim se existe vida inteligente fora da terra. Eis uma questão intrigante.

Quando dizemos que existe vida fora de nosso planeta estamos nos refereindo a formas de vida que podem mais facilmente sobreviver e se reproduzir em ambientes hostis, como as bactérias.

A existência de répteis, mamíferos, platelmintos ou peixes osteicteis em outros planetas realmente intensifica a questão e divide muitas opiniões.

A presença de tais seres, pelo menos nas redondezas de nossa vizinhança, é muito improvável visto que o ambiente propício á vida é escasso e a procura por esses seres, até agora, resultou em um processo frustante de buscas por pistas que geralmente não levam a resultados concretos.

No entanto, a vida inteligente poderia sim, em tese, existir em algum lugar ainda inexplorado pelo olho humano (e olha que são muitos lugares inexplorados) na imensidão do universo. O problema é que se existirem, pelo fato de estarem muito longe de nnós, o possível contato torna-se difícil de se concretizar.

A velocidade da luz impõe um limite na velocidade que qualquer objeto pode alcançar. Se a vida inteligente existe perto de nosso planeta, digamos, a 30 milhões de anos-luz, um mero "telefonema" demoraria 30 milhões de anos! Muito mais do que poderíamos esperar, pelo menos é o que acho...

O contato com seres inteligentes de outros planetas parece, pelo menos no tempo presente, destinado somente aos filmes de ficção científica. No entanto, a coleta de bactérias de outros astros por sondas enviadas pela terra parece ser um projeto a ser concretizado em poucas décadas. E, se tal fato for concretizado, poderíamos aprender muito e até descobrir curas definitivas para doenças como Aids e câncer em estado avançado...

Tudo é apenas cogitação. Os famosos Ovnis geralmente não passam dde truques de computador ou simples enganos com aviões comuns. No entanto, novas evisências são encontradas todos os dias e um contato com uma vida inteligente pode, em tese, acontecer a qualquer minuto, se tais supostos seres possuirem tecnologia suficientemente avançada e quiserem fazer contato.

Existem ainda casos de Ovnis não explicados por truques de computador e que certamente não eram aviões. Há somente duas explicações possíveis: Ou ainda não encontramos a explicação sobre o que realmente o objeto era (poderia ser um avião secreto do governo, por exemplo) ou realmente o objeto era um Ovni. Admitindo que a segunda afirmação seja verdadeira, poderíamos estar sendo vigiados por tais seres e certos habitantes poderosos da terra saberiam de tudo, no entanto não divulgariam nada para os habitantes da terra. É isso que muitos aficcionados por Ovnis afirmam. Pesssoalmente, acredito que a possiblidade de não termos ainda encontrado uma explicação racional para o evento seja mais plausível. Mas, como em outras inúmeras vezes, posso estar enganado.

A vida fora da terra é admitida como quase certa. Em formas primitivas, como a de bactérias, seriam as mais comuns. No entanto, a busca por seres mais "avançados" ainda termina em resultados frustantes. A possibilidadde de um contato com supostos alieníginas poderia ser muito benéfica para a nossa sociedade, com troca de conhecimento e cultura. No entranto, ao tratar de tal contato, cairíamos no campo da especulação, o que não é o objetivo de tal artigo.